Arquitetura

A atemporalidade de Paulo Mendes da Rocha

O capixaba Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista de 87 anos formado pelo Mackenzie e que tem obras super relevantes em seu currículo. A arquitetura, ao meu ver, é uma arte… É um prato cheio para os amantes do design como eu, por isso é inevitável que esse seja um assunto recorrente por aqui.  Em 2006, quando Oscar Niemeyer era o único brasileiro a ter recebido o Pritzker Prize (o Oscar da arquitetura), foi a vez de Mendes da Rocha ser reconhecido com o prêmio máximo da sua área.

Na época, o júri defendeu a premiação alegando que Paulo tem uma grande preocupação em atender as necessidades estéticas e sociais do homem através da arquitetura. Sua especialidade é revitalizar espaços urbanos, lidando com uma extrema responsabilidade sobre os usuários do espaço planejado e sobre a sociedade com um todo.

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

A Pinacoteca de São Paulo é um dos meus lugares preferidos na cidade e a intervenção arquitetônica no prédio nos anos 2000, rendeu ao capixaba o prêmio Mies van der Rohe. Quem já foi, entende quando digo que é um dos meus lugares favoritos. É um lugar cuidadosamente desenhado para receber centenas de pessoas diariamente. Com muita luz natural, a Pinacoteca é extremamente aconchegante e fotogênica, impossível entrar lá e não clicar.

Pina 03

Pina 02

pina 01

Outra obra muito popular em São Paulo é o Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE que fica do lado do MIS. O prédio, em concreto aparente, tem áreas abaixo do nível da calçada, o que proporciona um silêncio atípico na região e um desenho que lembra uma arena. O desenho do MuBE reafirma a especialidade de Mendes da Rocha de desenvolver soluções criativas, mas harmoniosas com a paisagem. Aliás, curiosidade: no MuBE tem um jardim projetado pelo Burle Marx (já falei dele aqui).

MuBE 01

MuBE 03

MuBE 02

A Praça do Patriarca, no centro histórico de São Paulo, é uma das mais antigas da cidade. Construída em 1912, foi revitalizada anos depois e o pórtico de Mendes da Rocha é parte da revitalização que marcou o centro de São Paulo em 1992.

Portico metalico concebido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha na Praca Patriarca, em Sao Paulo. O arquiteto foi o vencedor do Prêmio Pritzker 2006, o mais importante da arquitetura mundial. / Patriarca Square, Sao Paulo SP, Brazil. The gateway to Prestes Maia gallery, with a large suspended canopy, by Paulo Mendes da Rocha, a Brazilian architect, honored with the Mies van der Rohe Prize (2000) and the Pritzker Prize (2006)

fonte: argosfoto.com.br

Outros importantes projetos do arquiteto:

Estádio Serra Dourada, cartão postal de Goiania

Estádio Serra Dourada, cartão postal de Goiania

Cais das Artes - Copia

Cais das Artes em Vitória (ES), sua cidade natal

Cias das Artes

Cais das Artes

Paulo é, até hoje, muito procurado para projetos ousados e reformas e revitalizações de obras antigas… Em maio deste ano, aos 87 anos de idade, Paulo recebeu  o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza pela atemporalidade da sua arquitetura. Mesmo décadas depois de construídos, seus projetos resistem aos avanços do tempo e das tendência. Considerado um profissional desafiador, inconformado, apaixonado e realista, sua visão estética adapta-se a todas as flutuações de tendências. Um visionário arquitetônico que merece todas as honras e méritos.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Nenhum comentário

Responder