Meio Ambiente

A ilha de lixo no Pacífico

Dia 8 de junho, antes de ontem, foi o dia mundial dos oceanos. E a vontade que eu tinha era de fazer um post como esse que já fiz, só pra reafirmar meu amor pelo mar, mas infelizmente é preciso alertar pra uma coisa mais triste, mais feia, mas muito necessária: a poluição dos oceanos.

No meio do Oceano Pacífico existe uma ilha com mais de 4 milhões de toneladas de lixo, a maioria lixo plástico – garrafas, embalagens, sacolas plásticas, redes de pesca, etc… Apenas 20% desse lixo vem dos navios, 80% vem dos continentes e acumula nesse espaço que já tem o tamanho maior que duas vezes o estado de São Paulo.

É forte, mas é isso que o lixo plástico em nossos oceanos causa. A morte de milhares de aves, algumas espécies já estão em extinção. O mesmo acontece com os peixes que confundem o lixo com comida.

É forte, mas é isso que o lixo plástico em nossos oceanos causa. A morte de milhares de aves, algumas espécies já estão em extinção. O mesmo acontece com os peixes que confundem o lixo com comida.

A ilha de lixo, ou 7º continente como é chamado, foi descoberta em 1997 e fica entra as costas da Califórnia e Havaí. Ela é objeto de muitos estudos desde sua descoberta e impacta a vida de muitas espécies marinhas. Estima-se que exista 18 mil pedaços de plástico flutuando pra cada um quilômetro quadrado de oceano. O número é assustador. Apesar de já ter a atenção de muitos cientistas e ambientalistas, o problema ainda não tem a atenção necessária por parte das autoridades, já que é um trecho pouco importante para a economia e para a navegação. Quando vamos parar de olhar pros nossos umbigos e bolsos e vamos começar a nos importar de verdade?

save-our-oceans-tour

A gente vive a era do descartável. É mais “prático”, mas é uma violência contra a natureza. Os filtros de pano de café estão cada vez mais perdendo espaço pra cápsulas de plástico – milhares, milhões delas! É mais fácil fazer festas com garfos, copos e pratos de plástico do que sujar mil louças e ter que lavar depois. É só jogar fora… Mas a gente esquece que não existe fora. Estamos jogando dentro do planeta, o mesmo planeta que a gente vive. Não é só porque não vemos que o lixo não está lá… O que você está fazendo para deixar uma Terra melhor pras próximas gerações? Será que não estamos indo longe demais tomando decisões baseadas somente na nossa conveniência e ignorando completamente os danos que estamos causando ao nosso meio ambiente? Nossos rios, nossos oceanos, o ar que a gente respira, a camada de ozônio… Estamos fazendo o que podemos?

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Responder Mari de Fortaleza 28 de junho de 2016 at 01:29

    Tô lendo esse blogue 01:27 da manhã e certeza que vou ter um pesadelo com a imagem dessa ave.

    Mas é isso aí. Sou super consciente quanto a isso. Até inclusive já participei de um multirão de limpeza na praia. Aliás, esse poste me fez lembrar que esse tal multirao já faz alguns anos e já tá na hora de fazer outro. Vou promover um novo multirão, mobilizar as pessoas e volto pra contar o resultado.

    Esse post me fez refletir.

  • Responder