em Alimentação, Bem Estar
19 ago, 2018

CHAI LATTE

 

Que eu sou amante assumida de um bom chá não é novidade. O assunto, inlcusive, já apareceu outra vez aqui no site. Dessa vez, resolvi voltar pra falar de uma receita que tem um lugar cativo no meu coração, o Chai Latte. 

O Chai  (ou masala chai) tem sua origem pouco conhecida, dizem que se originou na Tailândia, na Índia, no Nepal ou no Paquistão, há cerca de 5 à 10 mil anos atrás. A mistura de ervas agradou aos nobres que trataram de espalhar para toda a nobreza. Antigamente era comum servi-lo como remédio para alguns males.

Em 1835 com a colonização inglesa, as pessoas começaram a adicionar leite ou algum tipo de açúcar para adoçar a bebida, talvez influenciados pelos ingleses, ou também, pelo fato da vaca ser sagrada na índia e o consumo de seus derivados serem elevados. Na mesma época o chá preto foi adicionado a receita devido às plantações que os ingleses desenvolveram na Índia.

Hoje em dia o Chai faz parte da cultura do povo indiano que costuma servi-lo para visitas, para o chá da tarde ou para acompanhar pratos típicos nas refeições. Ao redor do mundo o “Masala Chai” virou o “Chai Latte” e seu consumo traz diversos benefícios à saúde, entre eles:

 

 

  1. Aumenta a vitalidade

As propriedades do Chai são estimulantes e naturais devido à teína no chá preto, que vai liberando substâncias energéticas ao longo da digestão de forma saudável. É ideal para iniciar o dia e se manter ativo durante toda a jornada cotidiana.

  1. Previne resfriados

Os antioxidantes do chá e das especiarias melhoram as nossas respostas imunológicas. O gengibre, em especial, também é eficaz ao aliviar sintomas se já estamos resfriados, funcionando como anti-febril e expulsando secreções como catarros.

  1. Estimula o metabolismo

A canela e o cardamomo ativam o metabolismo e seu consumo regular estimula as enzimas pancreáticas, melhorando o desenvolvimento das gorduras ao longo da digestão. Assim, o Chai pode ser tanto uma bebida para degustar durante a tarde como pode ser a base de um café da manhã energizante.

  1. Cuida da saúde cardiovascular

A bebida é rica em polifenóis, que regulam os níveis de gorduras no sangue e impedem a adesão das mesmas nas artérias.

  1. Reduz a sensação de inchaço

Ao potencializar as atividades do estômago, as substâncias que compõem o Chai acabam impulsionando a digestão de forma natural e saudável.

Fonte: https://www.teashop.com.br/os-beneficios-do-chai

 

INGREDIENTES:

3 unidades de cardamomo

2 unidades de canela em pau

5 unidades de cravo da índia

4 unidades de grãos de pimenta do reino

1 e 1/2 xícara (de chá) de água filtrada

1 colher (de chá) de gengibre ralado

2 colheres de sopa de chá preto

1 e 1/2 xícara (de chá) de leite vegetal

Açúcar mascavo ou açúcar de coco

 

MODO DE FAZER:

Em um recipiente, coloque a canela, o cardamomo, o cravo, a pimenta e o gengibre (Dica: se você amassá-los, eles liberarão mais sabor), junte a água filtrada e deixe em fogo médio. Quando estiver prestes a ferver, desligue o fogo, adicione o chá preto e deixe descansar por 6 minutos (infusão). Em outro recipiente, aqueça o leite vegetal de sua preferência até ele quase ferver (se quiser, emulsione o leite com a ajuda de um mixer pra ele fazer espuma). Coe o chá com a ajuda de uma peneira. Misture os dois e adoce ao seu gosto. Polvilhe um pouco de canela em pó por cima e sirva.

  • Você pode usar o leite vegetal que preferir. Amendoim, castanha, avelâ, amêndoa, coco, castanha de caju. Eu costumo usar leite de castanha de caju ou de amêndoa, porque são meus favoritos.
  • Não é necessário que você use todas as especiarias que eu indiquei. Fique à vontade pra tirar ou acrescentar coisas, de acordo com a sua preferência.
  • O chá pode ser guardado pronto, sem o leite, por até uma semana. Aí é só adicionar o leite quente e servir.

 

 

 

O chai é dessas receitas que têm o aconchego de uma tarde fria ao lado de uma lareira, sabe? Eu AMO e espero que vocês gostem também! Me contem depois, tá?

 

Nos vemos em breve!

 

 

Com amor, Monica

FacebookGoogle+Pinterest
Postagem Anterior Próxima Postagem

You Might Also Like

PARA VOCÊ LER TAMBÉM

Nenhum comentário

Responder