em Bem Estar
31 out, 2018

COMO DAR INÍCIO À UMA ORGANIZAÇÃO EM 5 PASSOS

Sem querer parecer mística demais rs, minha Lua em Virgem faz com que uma das coisas que eu prezo nessa vida seja uma casa organizada. É claro que esse senso de organização foi evoluindo com o passar dos anos e fui somando à minha bagagem dicas de pessoas muito mais experientes que eu… E isso foi decisivo na formação de um pensamento muito mais prático, o que facilita muito a vida quando a idéia é manter as coisas/a vida em ordem. Pensando nisso, resolvi dividir algumas coisas que aprendi e que me ajudam muito e convidei uma profissional, a Érica, da Loft Organizer, pra nos explicar melhor:

 

 

“Hoje em dia não há quem não busque por momentos de relaxamento, conforto, produtividade e felicidade, não é mesmo? Você consegue se sentir assim na sua casa? Se sua resposta for não, saiba que a organização do seu lar afeta diretamente no seu humor, bem-estar, saúde, felicidade e até conta bancária.

Bagunça não é saudável!! Pode afetar suas emoções causando sentimentos negativos como irritação, constrangimento, culpa e exaustão.

 

Muitas pessoas enxergam essa necessidade e desejam ter suas casas organizadas, porém não sabem sequer por onde começar. Por isso, queremos te ajudar a transformar esta realidade negativa da desordem e te instruir através de 5 passos a como realizar uma organização prática e funcional na sua casa que vai impactar positivamente na sua vida e bem-estar.

 

PASSO 1 – IDENTIFICAR E ELIMINAR A BAGUNÇA

Identificar a diferença entre itens necessários e bagunça é o primeiro e mais importante passo a se fazer antes de iniciar uma organização.
A bagunça pode chegar a sua casa de muitas maneiras: Uma peça em promoção que você comprou porque achou que estava fazendo um bom negócio, mas no fim nunca usou; brindes e presentes indesejados; coisas que foram úteis em apenas uma ocasião e nunca mais, embalagens bonitas que você tem pena de descartar, miniaturas de toaletes de viagens que você leva para casa achando que vai usar mas nunca utiliza, cabides de lavanderia, revistas antigas, etc… Se pararmos para analisar todos os itens que guardamos em casa, essa lista de objetos desnecessários sem dúvida será longa. Portanto, antes de sair organizando a casa, é preciso dedicar um tempo para analisar tudo o que se tem e decidir de forma prática aquilo que é útil, importante e amado e merece ficar na sua casa.

Depois de identificados quais são os itens dispensáveis, os que não servem mais ou simplesmente não fazem sentido para sua vida atual, para dar o destino correto e efetuar um descarte consciente você pode separá-los em conjuntos: os que serão doados, vendidos, reciclados ou vão para o lixo.

 

PASSO 2 – AGRUPAR OS ITENS SEMELHANTES NO MESMO LOCAL

Um dos principais princípios da organização é manter itens do mesmo assunto ou da mesma família juntos. Para isso, separe os itens por categoria e escolha uma moradia permanente para cada um. Por exemplo, defina que todas as chaves da casa de uso constante deverão ser penduradas no porta chaves de fácil acesso, e todas as de uso esporádico serão guardadas na primeira gaveta do móvel do escritório, devidamente identificadas. Assim todos na casa saberão aonde encontrar as chaves!

Logo, ter um lugar de pertencimento para cada objeto na casa é um fator importante para a manutenção da organização, assim, sempre que você retirar algo do lugar, sabe aonde devolvê-lo.

 

PASSO 3 – BUSQUE O MÁXIMO DE SIMPLICIDADE

Quando você pensa em otimizar espaços, pode imaginar que é preciso de soluções mirabolantes, móveis planejados e utensílios específicos e caros para que você consiga ordenar um ambiente. Mas na maioria das vezes, a melhor solução é muito mais simples e
acessível do que parece. Você pode reciclar e dar uma nova utilidade para cestos e potinhos, além de ter a opção de criar e customizar produtos fazendo você mesmo! Inspirações não faltam na internet de tutoriais e ideias de produtos que facilitem a organização e ao mesmo tempo embelezem o ambiente.

 

PASSO 4 – CRIE UMA ROTINA QUE FACILITE A MANUTENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Tenha em mente que se você deseja ter um ambiente organizado é preciso de mais do que a intenção. Estabelecer e realizar algumas tarefas de organização dentro da rotina da casa são essenciais para manter um ambiente em ordem. Converse com os demais moradores da casa, por exemplo, e peça para que assim que chegarem, coloquem imediatamente seus sapatos no local definido, assim cada um sabe o papel que deve desempenhar para colaborar com um ambiente livre de objetos jogados.

 

PASSO 5 – VALORIZE O QUE VOCÊ TEM

Uma forma de tentar evitar que a bagunça se instaure novamente e consumir de forma consciente é evitar o excesso! Pensar duas vezes antes de trazer algo novo para dentro de casa. Ao invés de se concentrar nas coisas que você precisa, porque não valorizar e dar utilidade ao que você já possui?! Em vez de querer comprar uma peça de roupa nova apenas para uma ocasião específica, treine sua criatividade fashion e experimente novas formas de usar aquilo que você já tem. Tenho certeza que você vai se surpreender com as novas possibilidades que já existem e você ainda não enxergou.

Espero que estas dicas te inspirem e ajudem a dar início à sua organização!

Érika Gama Carrijo – Loft Organizer”

 

 

E aí, vocês também prezam por uma casa organizada? Me contem nos comentários o que vocês fazem pra que isso seja possível. Me contem também se essas dicas foram úteis pra vocês.

 

 

Nos vemos em breve.

 

Com carinho, Monica

FacebookGoogle+Pinterest
Postagem Anterior Próxima Postagem

You Might Also Like

PARA VOCÊ LER TAMBÉM

1 Comment

  • Responder Mari de Fortaleza 31 out, 2018 at 23:05

    Sou personal organizer certificada e esse texto fez meu coração pular de alegria hahaha. Venho acrescentar uma frase muito importante quando fala- se em organização – O MENOS É MAIS.
    Não seja uma pessoa acumuladora. Faça uma reflexão: Se faz 6 meses da última vez que usou aquela peça, doe. Ou, Uma coisa que faço sempre pra evitar o consumismo: troque com alguma amiga por outra peça pra renovar. Tanto tempo assim sem ter usado a foi? Significa que essa peça ja nao é indispensável para você.

    O MENOS É MAIS. Faça uma boa ação sempre que possível, além de fazer carinho no coração, ajuda a manter ainda mais a organização do lar. Pois a disposição entre objetos x espaço será proporcional.

    Espero ter contribuído tbm.
    Beijo Mô

  • Responder