em Beleza
28 jun, 2018

CUIDADOS COM O CABELO

Seguindo a linha de posts sugeridos por vocês na pergunta sobre cuidados com a beleza no meu Instagram, venho pra falar sobre meus cuidados com as madeixas. Cabelo é sempre uma preocupação e um dos itens mais importantes na nossa vasta lista de cuidados pessoais, não é mesmo? Eu confesso não ser uma expert quando o assunto são penteados… arrumar o cabelo não é meu forte e, por isso, acabei ficando mais adepta a um bom corte e a produtos que me ajudem a valorizar o que meu cabelo me oferece. Tampouco sou do tipo de pessoa que ousa nas colorações, tenho cabelo “virgem” por preguiça de ficar muito tempo no salão, somada ao fato de eu ter o cabelo muito fino e, portanto, muito frágil.

Bom, vamos ao que interessa: listei aqui as perguntas que recebi de vocês e alguns produtos que uso. Caso vocês tenham alguma outra curiosidade, não hesitem em deixar nos comentários. 😉

Vamos lá:

Quais os cuidados que você teve com o cabelo pós-parto para evitar queda?

Durante a gestação nosso corpo recebe uma super carga de hormônios e isso faz com que aconteçam inúmeras alterações, inclusive a queda de cabelo. É fato, cientificamente comprovado e, portanto, praticamente inevitável – cheguei a escutar algumas mulheres falando que não tiveram, mas são exceções. No site da Just Real Moms, tem uma explicação bem completinha… tomei a liberdade de compartilhar uma parte aqui com vocês:

“Os nossos fios de cabelo têm um “ciclo de vida” composto por três fases: uma fase de crescimento que dura anos e na qual estão até 90% dos fios; uma fase de repouso que dura semanas e na qual os fios não crescem nem caem, e uma fase de queda natura, chamada “telógena”, que dura cerca de 3 meses. Normalmente, cerca de 10% dos fios do couro cabeludo encontram-se na fase telógena. Desta forma, os cabelos costumam ficar bem, em equilíbrio.

Durante a gestação, o aumento no nível do hormônio estrôgeno faz com que a maioria dos fios permaneça na fase de crescimento. Por isso, a maioria das grávidas sente os cabelos superfortes e saudáveis. Após o parto, ocorre naturalmente a diminuição de estrôgeno, o que faz com que muitos fios entrem ao mesmo tempo na fase de queda. Isso acontece, geralmente, de 3 a 4 meses após o nascimento do bebê e dura cerca de 2 a 3 meses. É aí que os cabelos caem muito mesmo!

Outros fatores que podem contribuir para uma queda mais intensa nesse período são o cansaço físico e o stress decorrentes das noites mal dormidas e as deficiências nutricionais por má alimentação. Vale lembrar que a amamentação demanda uma ingestão calórica acima do normal.”

Eu perdi bastante cabelo, tive a sensação de que ficaria careca real, rs. Maaas, depois de um tempo a queda cessou e hoje estou cheia de cabelinhos novos. Quem já é mãe sabe que principalmente num primeiro momento, não sobra muito tempo pra cuidar de si. Durante essa fase eu fui umas duas vezes, em um salão especializado em tratamentos mais naturais pra trazer um aporte de vitaminas e aminoácidos aos meus fios e ao couro cabeludo, mas nada mais.

 

 

 

Como você deixa seu cabelo tão hidratado e soltinho?

Eu acredito muito que uma grande parte da saúde do nosso cabelo vêm de como a gente trata nossa saúde como um todo. Beber bastante água e cuidar da alimentação também contribui pra fios brilhantes e sedosos. Somado a isso, acho que um dos meus maiores aliados é ter um cabelo “virgem”. Não tenho nada de coloração e nem qualquer outra química nos meus fios e isso faz toda a diferença, sem sombra de dúvidas. Além disso, não sou a maior fã de secadores, chapinhas, babyliss e afins, exceto em casos muito pontuais. O que eu faço no dia a dia é lavar o cabelo e deixá-lo secar naturalmente com um leave-in. E, esporadicamente, aplico alguma máscara ou tratamento no meu cabelo.

 

Você ondula o cabelo? O que você faz para deixar ele com essa textura?

Eu descobri com o passar dos anos que o melhor “tratamento” pro cabelo é um bom corte, que respeite e leve em conta a textura natural do seu cabelo, fazendo assim com que ele não precise de infinitos malabarismos pra ficar arrumado. Eu tenho a sorte (confesso) de ter nascido com um cabelo razoavelmente fácil, com uma boa textura e levemente ondulado. E há algum tempo atrás descobri um cabeleireiro maravilhoso, que é a única pessoa que corta o meu cabelo hoje em dia e me permite viver sem cuidados extra para estilizar o cabelo. Como falei anteriormente, lavo e deixo secar naturalmente. No dia a dia uso, no máximo, um shampoo seco pra levantar um pouco a raiz, leave in e sea salt quando quero uma textura extra. (Ah, pra quem possa se interessar, meu cabeleireiro é o Scott Haymann, do Salão Ricardo Cassolari, aqui em SP)

 

Pra completar esse post, resolvi listar alguns dos meus produtos favoritos para o cabelo – uma das perguntas que mais recebo, então preparem o copy + paste, rs. (Colei algumas informações dos sites das marcas, tá?)

Shampoo e Condicionador SOUVIE – Linha SER

Shampoo- Totalmente desenvolvido sem o uso de sulfatos, parabenos e petrolatos. Composto por tensoativos suaves de origem vegetal, limpa delicadamente sem agredir os fios. Sua exclusiva fórmula composta por um blend de hidratantes vegetais, em conjunto com o óleo de açaí orgânico, fortalecem e hidratam o cabelo, deixando-os brilhantes e macios.

Condicionador – O alto poder de hidratação dos óleos vegetais orgânicos de açaí e pracaxi, em conjunto com manteiga de murumuru orgânica, proporcionam um perfeito condicionamento aos fios, deixando os cabelos brilhantes sem aumentar a oleosidade. Um exclusivo complexo hidratante vegetal melhora a elasticidade dos fios, facilitando o pentear.

*Amo o cheirinho, super leve, parecendo um chá. Deixa o meu cabelo, que é beem fino, super soltinho.

 

Shampoo e Condicionador Aminoácidos – Kiehl’s

Shampoo – Agentes de limpeza derivados de Aminoácidos e Óleo de Coco que limpam os cabelos de forma delicada e eficaz, deixando os cabelos macios, suaves e mais encorpados. Indicado para todos os tipos de cabelo quando se busca suavidade.

Condicionador – Condicionador leve com textura cremosa. Ajuda a manter o equilíbrio da umidade natural do cabelo e oferece brilho saudável. A fórmula contém puro Óleo de Coco e não contém silicone.

 

Spray de Volume – Davines

Ideal para todos os tipos de cabelo que necessitam de volume. É recomendado para dar volume ao cabelo desde a raiz. Não pesa o cabelo. Acrescenta volume deixando ao mesmo tempo o cabelo macio e brilhante. A fragrância que caracteriza a família VOLU tem notas florais, verdes e aromáticas.

* Uso quando percebo meu cabelo mais murchinho. Muitas vezes a água de São Paulo somada à poluição, deixa meu cabelo sem volume, opaco. Quando preciso de volume, esse spray é um bom aliado.

 

Condicionador OI Conditioner – Davines

Particularmente adequado para dar cabelo extraordinário brilho, maciez e corpo. Acelera o processo de secagem e protege o cabelo de danos provocados pelo calor do secador e prancha ou pela tensão mecânica. 

* Sempre tenho ele em casa. Uso quando preciso de uma hidratação extra.

 

Sea Salt – Davines

*Pra tão amada textura de praia. Sempre carrego um Sea Salt comigo, pra todo lugar que vou, e esse da Davines é dos meus favoritos. Amo a textura que ele deixa no cabelo.

 

Máscara NOUNOU – Davines

O que eu mais amo dessa máscara é que ela dá corpo ao cabelo sem pesar, deixa macio e sedoso. A fragrância é bem gostosa. 

* os produtos da Davines poderão ser encontrados em salões de beleza, no site tem as infos dos locais de venda.

 

 

Shampoo, Condicionador e Máscara de Amêndoa e Linhaça – Korres 

Linha formulada para cabelos secos/danificados, ajuda a evitar a quebra e pontas duplas. O extrato de amêndoas contido na fórmula amacia e deixa os fios soltos, maleáveis. A linhaça e seus componentes – Ômega-3, 6 e 9, vitamina E e magnésio – garantem brilho e nutrição. Fórmulas dermatologicamente testadas, livres de parabenos, silicone, corantes sintéticos.

 

Shampoo Maçã Verde – Laces 

Ideal para cabelos com pontas secas e oleosidade na raiz. O shampoo de Maçã Verde é inteiramente produzido com matérias primas de qualidade e tem pH balanceado. Seu uso não deixa resíduos no couro cabeludo e não contém sais.

*Adoro usá-lo alternado com outros shampoos, deixa o cabelo leve.

 

Shampoo Seco – Klorane

O shampoo seco de Ortiga, criado em 1971, absorve o excesso de sebo e permite espaçar as lavagens com champô graças à sua fórmula inédita: uma associação de extrato de Ortiga com propriedades seborreguladoras comprovadas e pós micronizados com elevado poder absorvente. O cabelo recupera volume e fica lavado em apenas 2 minutos.

*shampoo a seco é um grande aliado em vários momentos. Eu, particularmente, não vivo sem. Já usei várias marcas e esse que listei aqui é dos meus favoritos. Uso pra dar textura, volume na raiz, ou mesmo nos dias em que não sobra tempo pra lavar o cabelo.

 

Água de Coco e Ssoro – Laces

O primeiro é composto, basicamente, de água de coco e de óleo de coco, ajudando a repor os minerais e a equilibrar a vitalidade dos cabelos. O segundo é rico em vitaminas que nutrem os fios. Ambos produzidos com matérias primas naturais e de forma artesanal. 

*Uso de várias formas… tanto pra proteger o cabelo das agressões da praia e/ou piscina, quanto no dia a dia. Normalmente uso o Ssoro com os cabelos úmidos e a Água de Coco com os cabelos secos, reaplicando durante o dia.

 

 

Bom, acho que por hora é isso mesmo… essa lista muda com uma certa frequência., confesso. Sempre busco por marcas novas e/ou deixo de curtir tanto determinado produto, porque os cabelos, assim como nós, mudam com o passar do tempo, com as variações de clima e etc.

 

 

Ah, e me contem se vocês gostam desse formato de post, tá?

 

 

Vejo vocês em breve.

 

Com amor, Monica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FacebookGoogle+Pinterest
Postagem Anterior Próxima Postagem

You Might Also Like

PARA VOCÊ LER TAMBÉM

10 Comentários

  • Responder Aline Stochi 30 jun, 2018 at 16:34

    Oi Mônica linda seu site é maravilhoso
    Parabéns
    Amo vc e sua família
    Deus abençõe sempre vcs!

    • Monica Benini
      Responder Monica Benini 02 jul, 2018 at 14:27

      Obrigada pelo carinho Aline!

  • Responder PAMELA ANDRESS 02 jul, 2018 at 16:46

    Que legal, seus posts, a forma aberta e clara como vc fala. Parabéns, estou amando!

    • Monica Benini
      Responder Monica Benini 10 ago, 2018 at 12:15

      Oi Pâmela!
      Obrigada pelo carinho! Continue acompanhando meu trabalho! Beijos

  • Responder Gabriela Eleusis 02 jul, 2018 at 23:26

    Amei e aguardei muito esse POST, não nego! Vc usa alguma máscara natural? Feita de frutas ou verduras? Que seja feita em casa mesmo? E esse corte do seu cabelo é muito maravilhoso! Bjão

    • Monica Benini
      Responder Monica Benini 10 ago, 2018 at 12:34

      Oi Gabriela!
      Sim, uso máscaras naturais feitas em casa! Logo mais farei um post com algumas receitinhas de máscaras 🙂
      Obrigada pelo carinho!
      Abraços

  • Responder Carol 03 jul, 2018 at 20:53

    Oiiii Mô tudo bem?
    Ameiii esse post , mas senti falta de como vc usa os produtos , no seu dia – dia!!! Tipo passo – a – passo sabe? E sou do time que tem cabelo fino e liso , sou descendente de italiano , fazer o que né? Hehehehe , sempre quis ter o cabelo mais cheio e volumoso , e já usei de tudo que é produtos que falam que dá volume e não resolveu!!!
    Gostaria de saber , mais sobre essa linha DAVINES que vc citou aqui!!!
    Esse Spray de Volume vc usa em que momento? Vc passa ele com o cabelo seco ou molhado??
    Outra dúvida que tenho , é sobre esse Shampoo Seco , sempre tive medo de usar , pois sempre achei que deixaria meu cabelo mais oleoso do que já é , e com conceira no couro cabeludo!!! Meu cabelo é MUITO oleoso!!! Então gostaria que vc falasse mais sobre esse shampoo!!! Vc passa alguma coisa depois dele ? Ou vc só usa o shampoo mesmo? Até pq no inverno a gente fica com preguiça de lavar o cabelo né? , primcipalmente a noite!! Até pq sou igual a vc , não sou adepta de secadores , chapinhas e etc … Só uso raramente babyliss em época de festas , ou alguma ocasião familiar , até pq meu cabelo é liso , nem precisa de chapinha! E secador deixa ele mais escorrido ainda , então só em último caso mesmo , quando tenho que lavar o cabelo a noite e não gosto de dormir com o cabelo molhado , aí sou obrigada a recorrer ao secador , mas normalmente lavo ele de dia e deixo secar naturalmente!!!
    Vou ficar esperando minhas respostas viu? Hehehe!!

    Bjinhos no OTTO!!!

    • Monica Benini
      Responder Monica Benini 10 ago, 2018 at 12:29

      Oi Carol!
      Obrigada pelo carinho!
      O spray da Davines eu geralmente uso com o cabelo úmido, mas sem muita regra!
      Sobre o shampoo seco eu uso só ele mesmo!
      Espero ter te ajudado com as dicas!
      Abraços

  • Responder Monica Rosane 21 jul, 2018 at 08:42

    Ola Monica,

    Gostei muito do post e vou pesquisar as dicas dadas, eu tenho perdido bastante cabelo. E um fato meu trabalho é muito pesado emocionalmente, observei que tenho perdido mais após a mudando de setor e tenho me aliementado exrremamente mal. Muitas vezes deixo de tomar água pq não terei como sair da minha sala e ir ao wc! Enfim vou pesquisar esses produtos, observo que você sempre opta por codias naturais e saidaveis e teu cabelo sem química é incrível. Abraços

    • Monica Benini
      Responder Monica Benini 10 ago, 2018 at 12:14

      Oi Mônica!
      Muito obrigada pelo carinho!

    Responder