Filmes

Divertida Mente, uma animação sobre a mente humana

Acho impressionante como os estúdios de animação conseguem fazer produções que entretêm crianças e fascinam adultos de formas diferentes. Uma das animações mais recentes que me deixou encantada vou Divertida Mente (ou inside out, tradução literal “de dentro pra fora”). Não sei se todo mundo já viu, mas quem não viu, mesmo que seja resistente aos desenhos animados, recomendo que tire um tempinho pra ver.

rich_insideout_footer_33eb9119

A Pixar teve a grande ideia de personificar as emoções e o filme se passa dentro da cabeça de uma menina (Riley) e os personagens principais são Alegria, Tristeza, Medo, Nojo e Raiva. Quem guia Riley  é a Alegria, a mente da menininha está sempre buscando a Alegria que acaba tomando as rédeas das emoções e balizando as decisões que Riley toma e, consequentemente, está sempre em guerra com as outras emoções, ela é a grande chefe da mente… A que armazena os sonhos e as lembranças. Quando a família de Riley decide se mudar de cidade, a mente e os personagens entram em crise. As memórias ficam armazenadas em espécies de parques que são divididos com nomes como Terra da Bobeira, Terra do Hóquei, Terra da Família e Terra da Amizade. O subconsciente, o esquecimento, o desejo… Tudo ganha forma em Divertida Mente.

emoções

O  filme passeia entre a crise na mente de Riley e os impactos no mundo externo e é interessante ver as emoções que estão por trás de certos comportamentos no mundo real e nas relações com as pessoas próximas. Tudo que acontece na vida dela vira uma memória que é armazenada em traços de uma das emoções. O filme expõe o quanto as coisas que acontecem na nossa infância têm forte influência e impacto na nossa formação psíquica. As experiências mais fortes se transformam em memórias-base e as menos fortes vão para o subconsciente e, ainda que pareça que não, ainda exercem influência sobre as decisões de Riley.

inside-out-broccoli copy

Riley pequena, o filme acompanha o crescimento dela.

Divertida Mente é um filme sobre como nossa personalidade é traçada na nossa infância, como a distribuição de emoções em nossas memórias impacta nossa formação psíquica e como, às vezes, nos enganamos ao achar que tudo que precisamos é da Alegria. A Tristeza exerce uma função muito importante nas nossas vidas. É através da Tristeza que enxergamos o quanto algumas coisas são valiosas, e através dela que podemos tomar decisões que vão alterar o curso da nossa vida. A gente perde tanto tempo buscando a Alegria que acaba não enxergando as coisas boas que nossos momentos de Tristeza podem nos trazer, Divertida Mente é sobre tomar consciência das nossas emoções.

Um filme muito delicado e muito genial. Divertido pra crianças e impactante para adultos.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comentários

  • Responder Emmy Masutani 4 de fevereiro de 2017 at 13:17

    Ahhh eu também amei esse filme! Muito bom pra perceber, entender a importância de cada sentimento, tanto os bons quanto os não tão bons hahaha. Tudo faz parte e nos enriquece de alguma forma.
    Ótima dica <3 .

    • Responder Monica Benini 5 de fevereiro de 2017 at 09:59

      Né? Tudo nos faz crescer… é essa é a linda mágica da vida!

    Responder