em Alimentação, Bem Estar
02 ago, 2020

SEGUNDA SEM CARNE

Eu fui desafiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira à participar do Segunda-feira sem carne… A segunda sem carne surgiu em 2003 nos Estados Unidos e hoje ela está presente em mais de 40 países. No Brasil ela iniciou em 2009  e é onde tem gerado mais impacto. Desde o seu lançamento em nosso país ela tem trabalhado para que as pessoas substituam a proteína animal pelo menos uma vez por semana.

Em São Paulo, desde 2011, as escolas municipais introduziram um cardápio vegetariano que foi bem aceito pelos estudantes. Na rede estadual de ensino a Segunda Sem Carne iniciou em 2017, alcançando a marca de 100 municípios participantes em agosto de 2017. Além da introdução na rede de ensino, os restaurantes populares Bom Prato começaram em 2014 substituir a proteína animal pela vegetal todas as segundas-feiras.

Uma alimentação baseada em vegetais ajuda a prevenir doenças crônicas e degenerativas, além de diminuir a demanda por produtos de origem animal, o que beneficia a saúde das pessoas,  do meio ambiente e dos animais também, já que no Brasil morrem cerca de 10 mil animais por minuto, para alimentação.

 

A Segunda Sem Carne no nosso País é a maior do Mundo,  presente em mais de 100 municípios e em 2019 comemorou 10 anos, os números são expressivos e são resultados dos esforços da SVB, empresas e órgãos públicos. Veja os últimos dados abaixo:

Refeições veganas servidas em 2019 pela Segunda Sem Carne:
Refeições servidas: 81.385.913
Pessoas atendidas: 2.978.549
Instituições atendidas: 6312
Quantidade de carne que deixou de ser consumida: 5.903.886 kg

Refeições veganas servidas para o ensino em 2019 pela Segunda Sem Carne:
Escolas públicas: 6301
Instituições para crianças, adolescentes e idosos: 28

 

Pensando em facilitar esse processo, de substituir as fontes de proteínas animais por vegetais, preparei um PDF com receitas pra um dia inteiro… são receitas com ingedientes simples e bem fáceis de fazer. Pra fazer download do PDF basta clicar no link abaixo:

http://monicabenini.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Receitas-1.pdf

Vocês perceberão que, pro almoço, minha indicação foi o nosso amado arroz e feijão, justamente pra frisar que nos alimentos mais triviais já encontramos o aporte nutricional que necessitamos. O feijão comum é um alimento altamente nutritivo, que contém proteína, fibras, carboidratos complexos, vitaminas e micronutrientes.

 

Vou amar a companhia de v0cês nesse desafio e no entendimento de que podemos, com uma simples atitude, impactar positivamente o planeta (e a nossa saúde).

O futuro que desejamos deixar aos nossos filhos também está em nossas mãos. Precisamos desmistificar as fontes de proteína, entender a riqueza que existe no que plantamos nessa terra e entender que a alimentação vegana não é um privilégio para poucos. Em alimentos triviais encontramos o aporte de vitaminas e nutrientes que precisamos.

 

Certa vez assisti uma palestra em que a palestrante dizia: “não se cobre excelência, entenda que a mudança vêm gradativamente. Escolha um ponto da sua vida pra mudar e depois que essa mudança estiver incorporada, vá pra outro ponto. Um passo de cada vez!

Que tal começar pela segunda feira sem carne? 🙂

 

 

 

Até logo!

 

Com carinho, Monica Benini

 

 

Fontes:
https://www.svb.org.br/2456-segunda-sem-carne-do-brasil-e-a-maior-do-mundo

svb.org.br/pages/segundasemcarne/

https://www.svb.org.br/2556-programa-segunda-sem-carne-completa-dez-anos-promovendo-a-saude-e-o-meio-ambiente

 

 

FacebookGoogle+Pinterest
Postagem Anterior Próxima Postagem

You Might Also Like

PARA VOCÊ LER TAMBÉM

Nenhum comentário

Responder