Beleza

Verão com a beleza em dia por Edy Guimarães

Com o solstício de 21 de dezembro entramos para o verão 2015/2016 numa estação que promete ser de altíssimas temperaturas. Claro que a palavra de ordem é se divertir, mas como fazer isso sem se esquecer dos nossos cabelos, pele e unhas?

Muitas são as dicas para pegar mais leve quando o assunto é beleza; mas nos esquecemos que esses cuidados são muito mais do que vaidade: é saúde!

Cabelo:

Com os mergulhos entre mar e piscina, além da transpiração excessiva e maior incidência de raios UV, nossos fios ficam mais porosos, perdem o brilho e a cor, além de sobrecarregar o couro cabeludo com a umidade em demasia.

hair02

fonte: pinterest

– Então não prenda o cabelo quando estiver molhado, para que esse penteado não vire uma estufa para a raiz do cabelo, ocasionando proliferação de microorganismos e também não arrebente a estrutura do comprimento e pontas

– Use um protetor térmico com óleos vegetais e outros emolientes, para garantir a saúde dos fios.

– Quando possível, use chapéu de palha ou materiais naturais e com elementos vazados, para proteger a cabeça do Sol, mas também permitir a entrada de vento.

Pele:

– A exposição diária ao sol é importante para a manutenção da vitamina D, mas apenas 15 minutos expondo mãos, rosto ou pernas na luz indireta e fora do horário de pico (10h- 17h) já é o suficiente para essa questão. Nos demais horários, use filtro solar de sua preferência, que pode ser gel, creme, toque seco, loção, spray ou óleo. Se não quiser aqueles mais invasivos, por opção ou alergia, procure os de filtro físico.

– Hidrate a pele como nunca, tanto com cremes quanto água (ingerir). Também pode usar a água termal tópica em momentos de muito calor e a água micelar na hora da limpeza matinal e noturna. Aliás, esse produto está revolucionando a rotina das brasileiras por ser 4 em 1: demaquilante, tônico, hidratante e agente de limpeza.

– Dá para usar maquiagem no verão? Sim, mas faça isso com produtos de boa qualidade, base aquosa e de maneira mais leve. E quando chegar o final do compromisso que exigiu o make, tire totalmente o produto, para não obstruir os poros.

Mãos e pés:

– Use ceras e cremes para hidratar cutículas e calcanhares. Durante a estação mais quente nossas extremidades sofrem com o aumento da exposição ao sol, água e, quando falamos dos pés, de calçados abertos.

hair

fonte: pinterest

– Lembre-se que a cutícula é uma proteção para suas unhas, então o mais saudável não é removê-las. Ao fazer isso e ir para a praia, por exemplo, você estará mais exposta aos microorganismos presentes naquele local.

– Passe filtro solar nos pés e nas mãos. Muitas vezes esquecemos e só notamos com o passar dos anos com manchas e problemas de pele

Faça da sua rotina de beleza algo prazeroso, pois você está cuidando muito mais do seu corpo do que necessariamente o estético.

Esteticista há mais de 30 anos, formou-se em Estética Facial com o Dr. Ng Payot e Corporal pelo Senac-SP, Cosmetóloga pela Faculdade Anhembi-Morumbi (SP) e Especialista em Estética Ortomolecular com Heloisa Bernardes e pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Esteticista há mais de 30 anos, formou-se em Estética Facial com o Dr. Ng Payot e Corporal pelo Senac-SP, Cosmetóloga pela Faculdade Anhembi-Morumbi (SP) e Especialista em Estética Ortomolecular com Heloisa Bernardes e pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Responder Mari de Fortaleza 16 de janeiro de 2016 at 18:37

    Informação de ótima qualidade.
    Eu estava fazendo tudo errado.

  • Responder